Command Processing com zenon

energy
Felipe Fonseca Rocha

Por:Felipe Fonseca Rocha
Blog | Página inicial

28

out 2016

A segurança e eficiência da geração, transmissão e distribuição, desempenham, cada vez mais, papéis preponderantes na especificação dos sistemas de automação de energia. O fator fundamental para garantir tais requisitos é a ergonomia das atividades inerentes aos sistemas.  Com uma geração cada vez mais diversificada e unidades geradoras cada vez mais distribuídas geograficamente, e conectadas em rede, quaisquer comandos ou informações coletadas de forma errada podem se propagar de forma exponencial com consequências devastadoras. A funcionalidade do processamento de comandos, ou zenon Command Processing, da extensão zenon Energy Edition estabelece uma forma especial de tratamento das variáveis de um sistema.

Usando o Command Processing, valores são escritos através de uma variável de comando  e lidos por outra, chamada variável de resposta. Antes da variável de comando ser modificada (um comando ser propagado), as condições de intertravamento (seleção, bloqueio condicionantes etc) são checadas no nível do sistema SCADA. Um exemplo claro desse tipo de atribuição de valores é o procedimento “selecione antes de operar”, que impede que mais de uma fonte de comando sobrescreva um valor em variável qualquer.

Desta forma, para que sistemas possam interagir de forma segura, protocolos de comunicação foram criados para suportar variáveis de ação e resposta. E ainda, em alguns casos, utilizando pares de  valores em dois bits para garantir uma distância de Hamming de dois, como o estado ON = 10 e OFF = 01, o que pode ser entendido como um grau de segurança de dados.

As variáveis de resposta promovem a segurança na transmissão de dados do comando confirmando que o mesmo foi, de fato executado, e que, deste modo, a variável em questão pode ser acionada novamente uma vez que seu estado é definido e conhecido.

Em protocolos como IEC 60870 e IEC 61850, o software zenon SCADA utiliza wizards de configuração para definir quais os métodos de acionamento serão realizados e que respostas buscar, sem a necessidade de qualquer programação. Apenas definindo parâmetros, podemos configurar todos os comandos no software zenon SCADA para serem processados e checados internamente e, ainda, avaliar a resposta do processamento redundante no nível do dispositivo.

O módulo Command Processing do software zenon SCADA possui dois modos de operação: “Operação direta” e “Selecione antes de Operar” ou SBO (Select before operate). O processamento de comandos do zenon SCADA permite definir para cada comando específico condições de intertravamento, estado de retorno esperado, reação ao estado desejado e sequência de comandos. A utilização dos comandos pode ser atribuída a objetos na tela ou, simplesmente, a eventos específicos, tornando a flexibilidade e o tempo de resposta a determinados eventos mais rápidos, facilitando a operação.

A engenharia deste processo é simplificada pois se baseia na configuração e parametrização ao invés do desenvolvimento de códigos complexos. O software zenon SCADA utiliza endereçamento simbólico lido diretamente dos dispositivos (importação online)  identificando o tipo de variável e sua origem. Estas características têm especial importância para as equipes de manutenção dos sistemas, na evolução de sistemas legados ou na utilização da engenharia já desenvolvida para novos sistemas (reusabilidade). A atribuição de comandos ao menu de contexto dos objetos de tela pode ser feita com poucos cliques e assim atribuído a todos os objetos do mesmo tipo.

A possibilidade de apontamento entre variáveis internas e variáveis dos drivers de comunicação flexibiliza a relação do sistema com equipamentos diversos.

O ambiente de simulação online do software zenon SCADA permite que todas as novas implementações sejam avaliadas antes de serem efetivadas garantindo, assim, economia de  tempo e esforço de engenharia no comissionamento. Além disto, a solução de problemas se torna simples e sem nenhuma intervenção na operação do sistema.

Saiba mais sobre o zenon Energy Edition e da solução Command Processing em:

Soluções para o segmento de engergia

COPA-DATA zenon Engergy Edition

Compartilhe:

Av. Professor Mário Werneck, 26 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG - 30.455-610

(31) 3335-5169

comercial@solutionsistemasbr.com