Sistemas SCADA e GIS integrados em zenon

GIS integrado ao sistema de controle SCADA
Felipe Fonseca Rocha

Por:Felipe Fonseca Rocha
Blog | Página inicial

16

nov 2016

Referência cartográfica para representação global em um overview têm sido utilizada para melhorar a compreensão de diversos fenômenos espalhados geograficamente desde 1854, quando o Dr. John Snow iniciou, em Londres, sua pesquisa para determinar as causas do surto de cólera. Naquela época, a técnica utilizada era rústica e ainda não dispunha dos refinamentos de um sistema de informação geográfica (GIS ou Geographic Information System). Em 2008, Fitz conceituou-o como um conjunto de programas computacionais que integram dados, equipamentos e pessoas no intuito de gerenciar, monitorar e analisar dados referenciados em um sistema de coordenadas conhecido.

Atualmente o órgão que padroniza o serviço prestado por diversos desenvolvedores de software GIS é o Open Geospatial Consortium. A integração entre estes sistemas e sistemas terceiros não é uma tarefa fácil, uma vez que diversos fabricantes e desenvolvedores utilizam formatos e formas de organização de dados diferentes.

Em sistemas de energia (elétrica, gás etc), o uso de sistemas GIS para componentes e estações se torna de grande importância devido à utilização de referências reais, espalhadas geograficamente, para eventos ocorridos, com sua localização e implicações que este evento pode, eventualmente, ocasionar.

zenon apresenta solução GIS integrada

zenon apresenta solução GIS integrada

A principal dificuldade na utilização de sistemas georreferenciados é relacionar dados de um software GIS com dados de um sistemas SCADA, por exemplo. Normalmente, esta integração é feita utilizando a procura dos tags do sistema SCADA no sistema de referência geográfica. Este procedimento pode atrasar o tempo de resposta ou até mesmo gerar um mal entendimento dos dados que estão sendo analisados e, com isto, falhas de operação e/ou atrasos significativos nas tomadas de decisões.

Diversas medidas podem ser tomadas para solucionar este problema de integração mas todos dependem de um grande esforço de engenharia que, salvo algumas exceções, inviabiliza o empreendimento. Esta situação restringe, na maioria das situações, o acesso a esta importante funcionalidade aos operadores e gestores de sistemas de geração, transmissão e distribuição, ou até mesmo órgãos reguladores, obrigando-os a analisar dois sistemas distintos, simultaneamente, para alcançar a informação desejada.

A combinação de sistemas de georreferenciamento GIS com sistemas de supervisão e controle SCADA encontra sua utilização em centros de operação de sistemas, monitoramento de unidades geradoras localizadas em extensa área geográfica, sistemas de transmissão, sistemas de distribuição etc. Além disso, empresas com várias unidades produtivas em um país, ou até mesmo espalhadas globalmente, podem visualizar dados de interesse através de uma representação geográfica.

Com o software zenon Energy Edition, esta integração não exige nenhum esforço de engenharia, sendo necessário, apenas, a configuração dos dados de GIS e de processo em um único sistema, utilizando variáveis do próprio zenon Energy Edition, ou ainda relacionando as variáveis de campo diretamente as telas do zenon GIS.

Como informação adicional aos diagrama unifilares, por exemplo, o sistema GIS integrado ao zenon Energy Edition permite a visualização de mapas de diferentes provedores sem qualquer tipo de ajuste, sendo a informação dos mapas disponibilizadas de forma online ou offline, o que garante que a informação geográfica seja apresentada independentemente da infraestrutura disponível. Isto é especialmente útil pois nem todos os sistemas de controle são conectados à internet.

A utilização de dados de processo integrados com dados geográficos, em conjunto com as funcionalidades de Topologia inteligente (ALC) e Command Sequencer disponíveis no software zenon Energy Edition, além dos mais de 300 drivers de comunicação, permitem aos operadores e gestores de sistemas de energia acesso rápido e de qualidade a todas as variáveis dos sistemas e, com isso, estarem aptos a tomarem decisões de forma ágil, precisa e livre de erros.

Compartilhe:

Av. Professor Mário Werneck, 26 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG - 30.455-610

(31) 3335-5169

comercial@solutionsistemasbr.com