IEC 61850 com zenon (parte 2) – Soluções para atender às exigências da norma

zenon Energy Edition
Felipe Fonseca Rocha

Por:Felipe Fonseca Rocha
Blog | Página inicial

17

out 2016

A COPA-DATA, fabricante da suite de software zenon  tem um extenso know-how  em desenvolver e certificar drivers de comunicação para os mais diversos protocolos. Seu foco está em criar características que, além  da eficiência e otimização da comunicação (requisitos básicos), geram diferencial por meio da promoção de ergonomia e flexibilidade no desenvolvimento e na operação dos sistemas. No segmento de energia, com a utilização da norma IEC 61850 não é diferente. O  zenon possui duas soluções de comunicação, a saber: servidor e cliente. Ambas as soluções são configuradas de forma simples, sem nenhuma necessidade de programação de lógica.

 

 

zenon Gateway – comunicação com os dispositivos de campo:

Atuando como servidor do protocolo IEC 61850 o zenon coleta e envia (inclusive em GOOSE) os dados dos dispositivos de campo. A suite já vem configurada para utilização da norma atendendo a estrutura de TAGs, com abstração de dados e nomenclaturas, e os disponibilizando ao nível de rede superior, utilizando da  simplicidade de um wizard para importação (nome de estrutura completo) e configuração (data sets, SCL etc). Este formato de solução substitui, especificamente, as RTUs (Remote Terminal Unit), convertendo múltiplos drivers para IEC 61850. Isso é possível porque o zenon possui a característica intrínseca de propiciar conectividade em qualquer nível de rede, utilizando seus mais de 300 drivers de comunicação. Esse know-how em comunicação faz com que o zenon adeque-se a qualquer cenário e torne as arquiteturas de automação completamente flexíveis e com completa liberdade de escolha dos dispositivos, inclusive integrando fabricantes e modelos diferentes.

 

zenon Runtime com driver IEC 61850 Client – Certificado KEMA

Atuando como cliente, além de manter a característica de conectividade citada acima, o zenon importa as variáveis online dos dispositivos de campo que utilizam IEC 61850, já selecionando reporting schemes referentes aos data sets. Esta funcionalidade facilita o processo de desenvolvimento e permite que o zenon seja instalado em sistemas cujos técnicos não possuem  acesso às configurações dos seus dispositivos.

Outra característica do zenon é a importação offline de arquivos SCL, que contém todo o descritivo da topologia da planta elétrica (subestações). Esta importação permite que a tela de monitoramento gráfico (sinótico unifilar) seja criada automaticamente, com todo o seu intertravamento.

 

 

O zenon incorporou completamente a filosofia da norma IEC 61850 permitindo que, sem qualquer programação, sejam configurados de forma nativa processos inteligentes de comando dos dispositivos de linha (fechamento, abertura etc). Durante a definição de um objeto, o zenon avalia as conexões do elemento gráfico, anteriores e posteriores, e baseado na estrutura lógica do sistema, cria intertravamentos automaticamente. Funções, tais como, “seleção antes da operação”,  “comando direto” e “bloqueio de operação”, são nativas da suite de automação zenon.

Command Processing, Command Sequencer e ALC (topologia gráfica inteligente) são alguns módulos que integram o zenon e que reconhecem o padrão da norma. Com estes módulos é possível definir manobras de operação online, estudar melhores alternativas de comando, criar intertravamentos e interligações para operações no nível do sistema de monitoramento, além de apresentar uma topologia gráfica inteligente que reconhece o “papel” desempenhado pelos dispositivos e reconhece suas interconexões e intertravamentos inerentes.

Ergonomia e flexibilidade no desenvolvimento e na operação são os valores que os softwares da suite de automação zenon oferecem ao mercado de controle e supervisão de sistemas elétricos de potência. Para usuários, a utilização de  um sistema que apresenta confiabilidade e robustez na comunicação, com qualidade visual e gráficos de alto desempenho proporciona   uma operação mais precisa, segura e livre de falhas. Somado a essas características, o software zenon possibilita a simulação  de operações e controle de sequência dos comandos de forma online, aumentando ainda mais a segurança dos operadores em tomar atitudes nos momentos críticos. Para os desenvolvedores, o conforto da reusabilidade, da “configuração ao invés da programação”, da importação de TAGs e de arquivos SCL  diminuem de forma substancial o tempo de desenvolvimento e testes, otimizando e aumentando a eficiência destas atividades

A interoperabilidade proposta pela IEC 61850 é levada a sério com o zenon, sendo a melhor suite de automação para automação de energia sob os pontos de vista de conectividade, independência de hardware e eficiência na engenharia e operação.

Para saber mais sobre zenon Energy Edition  visite

Solution Sistemas no Segmento de Energia

zenon Energy Edition by COPA-DATA

Felipe Fonseca Rocha

Felipe F. R.

Compartilhe:

Av. Professor Mário Werneck, 26 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG - 30.455-610

(31) 3335-5169

comercial@solutionsistemasbr.com