Alimentos e Bebidas

Farmacêutico

Automotivo

Energia e Infraestrutura

Energia e infraestrutura-Segmentos-PT

A segurança e eficiência da geração, transmissão e distribuição, desempenham, cada vez mais, papeis preponderantes na especificação dos sistemas de automação de energia. O fator fundamental para garantir tais requisitos é a ergonomia das atividades inerentes aos sistemas.

A ergonomia se reflete na transferência das atividades estressantes, cansativas ou mesmo perigosas, para as máquinas através da automação, deixando as tarefas mais simples para as pessoas. Como conseguir isto? Conectando perfeitamente as pessoas, os processos e os equipamentos através do software zenon.

Como uma plataforma de automação independente, o zenon Energy Edition oferece liberdade de escolha dos IEDs a serem utilizados, inclusive a utilização de equipamentos e dispositivos de fabricantes diferentes com protocolos de comunicação diferentes no mesmo sistema. Seus mais de 300 drivers de comunicação nativos, além dos gateways de comunicação OPC DA/UA, proporcionam conexão com praticamente todos equipamentos, dispositivos e sistemas do mercado.

Drivers de comunicação especialmente desenvolvidos para o segmento de energia (IEC 61850/IEC 61400-25IEC 60870 e DNP3) garantem o cumprimento de normas internacionais. A integração em todos os níveis é garantida por interfaces de comunicação com sistemas ERPs, tais como SAP, com bancos de dados de terceiros e também com a nuvem.

A utilização dos conceitos de ergonomia gera uma grande economia no tempo e no esforço de engenharia para desenvolvimento dos projetos de automação. Utilizando o zenon, um projeto de qualquer complexidade pode ser completamente desenvolvido sem que nenhuma linha de código seja escrita, se o desenvolvedor assim preferir. O zenon Energy Edition oferece toda a paleta de funcionalidade para a automação de energia. O processamento automático de comandos – Command Processing – e o ajuste de cor automático de linhas – Automatic Line Coloring – entre outras, são funções que facilitam e economizam bastante tempo, não somente na engenharia, mas também nos testes e na implantação dos sistemas. Além disto, a reutilização inteligente de objetos e templates e a utilização de Wizards para configuração e parametrização, não somente dos objetos e templates, mas também dos drivers de comunicação, reforçam a abordagem ergonômica na engenharia, na implantação e na manutenção dos sistemas.

A operação de usinas de geração de energia ou subestações é uma atividade que pode se tornar estressante se os procedimentos e as interfaces de operação não forem simples e eficientes, inclusive ocasionando erros com perdas importantes e, em piores casos, acidentes graves. O zenon Energy Edition apresenta soluções ergonômicas para interfaces de operação. 

Com a funcionalidade WorldView, e com apenas um clique do mouse ou toque na tela, altera-se da visão geral da usina ou subestação para a visão particular de um equipamento ou dispositivo. Em conjunto com a funcionalidade MultiTouch, todas as operações ocorrem de forma intuitiva e natural como se o operador estivesse utilizado um tablet ou smartphone. Esta funcionalidade permite, ainda, um aumento da segurança com a possibilidade de operação a dois toques. Ainda com objetivo de diminuir o estresse e tornar a operação simples e natural, o zenon introduz a tecnologia Chamaleon que permite o ajuste de brilho, contraste e paleta de cores em função, por exemplo, da hora do dia, do turno de produção ou mesmo pela preferência do operador. Esta tecnologia está associada ao login de entrada e pode, por exemplo, facilitar o trabalho de profissionais com problemas de reconhecimento de cores.

As funcionalidades apresentadas, somadas às funções, tais como, comandos seguros, reconhecimento de comutação e intertravamentos, aliadas  à combinação com sistemas GIS, gerenciamento de redes SNMP, soluções web e várias outras, fazem com que a plataforma independente zenon Energy Edition seja a solução mais ergonômica, robusta, confiável e integrável para automação de usinas hidroelétricas, eólicas, fotovoltaicas, térmicas, subestações, linhas de transmissão e smart grids, sendo confirmado por mais de 20.000 sistemas de energia instalados em todo mundo.

AUTOMAÇAO E GERENCIAMENTO DE PARQUES EÓLICOS

Uma turbina ou um parque gerador de energia eólica deve ser operado com a melhor relação custo-benefício possível e para tal, devem ser intensamente monitorados tal qual qualquer outro processo industrial. É necessário que as turbinas gerem a maior quantidade de energia possível e que os tempos de parada por defeitos ou problemas sejam minimizados. A comunicação utilizando protocolos padronizados e uma fonte confiável e abrangente de informações de estados e defeitos das turbinas garantem aos operadores e mantenedores uma visualização global do sistema.

O driver IEC 61400-25 nativo do zenon Energy Edition garante uma comunicação robusta, estável e confiável com os dispositivos das turbinas e com conversores de frequência, por exemplo. Com os dados das turbinas, velocidade, potência etc e, consequentemente, dos parques, o sistema de gerenciamento de alarmes do zenon Energy Edition pode apresentá-los em uma tela geral, com todas as ocorrências do sistema ou definir filtros para os alarmes e eventos de uma turbina específica. A funcionalidade Message Control do zenon Energy Edition pode, então, enviar aos técnicos de manutenção informações sobre as irregularidades ou problemas do sistema através de mensagens de texto ou chamadas telefônicas.

Para o monitoramento à distância dos parques eólicos o zenon WebServer permite controle e monitoramento completos utilizando web browsers. Com a mesma interface do centro de operação local é possível acesso a todos as telas de operação e supervisão em resolução 1×1,  com funcionalidade total ou apenas monitoramento, dependendo apenas de configuração específica.

Eólico

Para maior precisão nas análises de ocorrência, falhas e operação, dados armazenados no sistema historiador do zenon Energy Edition podem ser utilizados pelo sistema de geração de relatórios para a geração de curvas de tendência e relatórios. Para a análise de dados dos parques eólicos a ferramenta ideal é o zenon ANALYZER que gera relatórios utilizando dados históricos, bem como relatórios on-line com dados atuais. Todos as informações relevantes do parque são analisados fornecendo aos responsáveis pela operação e manutenção uma visão geral, abrangente e clara da situação atual, bem como dos problemas acontecidos. Relatórios padronizados para turbinas e parques eólicos estão disponíveis ou podem ser customizados de acordo com a necessidade.

 

 

Energia-referência-Segmentos

        

Energia-Clique e veja mais-segmentos

Soluções de Automação

Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (OEM)

OEM-Segmentos-PT

Imaginem o cenário ideal em que qualquer fabricante solicite uma máquina ou equipamento para sua linha de produção diretamente em um catalogo online do fornecedor. Entretanto, não é este o cenário com o qual os fabricantes de máquinas lidam atualmente. Cada vez mais, características individuais são exigidas nas máquinas para atender às necessidades de adequação aos padrões internos e à necessidade de integração aos equipamentos e sistemas já instalados. Além dessas necessidades, existem as exigências do mercado consumidor por produtos exclusivos e feitos sob medida.

O paradigma entre a diminuição de custos de fabricação (padronização) e o aumento do esforço de engenharia (individualização), constitui o dilema atual dos fabricantes de máquinas e equipamentos. Este paradigma será drasticamente agravado com a crescente implantação das fábricas inteligentes (Smart Factory), que têm como pano de fundo a internet das coisas no ambiente industrial (IIoT).

Como produzir máquinas e equipamentos sob medida sem que os custos de engenharia e testes os inviabilize? A solução está na utilização de estratégias de engenharia eficiente e engenharia automática, eliminando as tarefas repetitivas do desenvolvimento tradicional, que aumentam o custo de engenharia e a possibilidade de que erros sejam cometidos.

A concepção ergonômica do software zenon oferece, desde a sua primeira versão, engenharia eficiente e minimização de retrabalhos. Desenvolvido sob uma nova filosofia de “parametrizar ao invés de programar”, o software zenon vem revolucionando a maneira de desenvolver sistemas de automação industrial. A adoção inteligente de templates e sua consistente orientação a objetos permite o seu reuso indefinidamente apenas alterando parâmetros, por meio de wizards, para a condição específica de cada máquina. A característica da alocação de variáveis internas, em conjunto com a utilização da norma de programação IEC-61131, permite que o mesmo projeto da IHM/SCADA seja parametrizado para qualquer CLP. A utilização de qualquer um dos mais de 300 drivers de comunicação nativos disponíveis amplia o horizonte de conectividade, economizando tempo de engenharia em adaptações.

O software zenon utiliza arquivos e dados de sistemas de engenharia de projeto e de processos para gerar a aplicação IHM/SCADA ou parte dela, automaticamente, por meio de wizards e das interfaces VBA/VSTA e XML.

Devido à disponibilidade dos mais de 300 drivers de comunicação nativos com CLPs, protocolos industriais ou protocolos do setor de energia, o software zenon se integra verticalmente desde o sensor até o sistema ERP e horizontalmente com praticamente todos os CLPs, outros sistemas SCADA, sistemas de apoio à produção e dispositivos disponíveis no mercado e, ainda, com a nuvem, através do gateway AZURE.

O suporte a objetos WPF completamente integrado proporciona liberdade total na confecção de telas, gradientes de cor, transparências, sombras etc e reduzem os erros operacionais aumentando a segurança e produtividade. A funcionalidade Worldview proporciona visualização completa da máquina, ou linha, em uma tela e, aplicando zoom, chegar à visualização individual do objeto, seja ele um elemento final de controle, um instrumento etc. Telas e janelas com a funcionalidade Multitouch podem ser operadas de forma natural e intuitiva como se operador estivesse utilizando um tablet ou smartphone.

Gerenciamento de receitas, historiador de dados inteligente, suporte a imagens em diversos formatos, tecnologia de visualização 3D, engenharia e manutenção remotas, tecnologia web (HTML 5 e webserver) e geração de relatórios on-line são algumas características que, somadas às anteriormente descritas, fazem do software zenon IHM/SCADA a solução ideal para a individualização rentável na fabricação de máquinas e equipamentos aliadas, ainda, a uma interface extremamente ergonômica e intuitiva para a sua operação.

Para conhecer mais sobre o zenon IHM/SCADA e, também, das vantagens comerciais para OEMs e fabricantes de máquinas e equipamentos, entrem em contato.

OEM-referência-Segmentos

Av. Professor Mário Werneck, 26 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG - 30.455-610

(31) 3335-5169

comercial@solutionsistemasbr.com