Smart Grid com zenon

Smart Grid
Felipe Fonseca Rocha

Por:Felipe Fonseca Rocha
Blog | Página inicial

22

fev 2017

Smart Grid: uma introdução

A aproximação das tecnologias de automação e de informação aumentou o compartilhamento de padrões de protocolos de redes, paradigmas de programação e de equipamentos. Este novo cenário apresentou, nos últimos anos, mudanças profundas no sistema de produção e até mesmo na forma de pensar a automação, dando lugar a conceitos novos, como Smart Grids, Smart Cities, Industry 4.0, IIoT, DIMA, OMAC, entre outros. Todos estes novos conceitos têm ganhando espaço por gerar inúmeras vantagens competitivas, desde a operação e manutenção remotas, respostas em tempo real à demanda e à qualidade da produção, até as análises estratégica de mercado.

O sistemas de energia, inseridos nesta nova maneira de pensar a automação, introduziram os Smart Grids (“rede inteligente de energia” ou “rede elétrica inteligente”) que abrangem, entre outros, a otimização na utilização de tecnologias, seja de automação, medição e comunicação (confiabilidade), seja no processo de integração e controle dos sistemas elétricos de potência (cogeração, transmissão, distribuição e consumo). O objetivo principal é garantir a eficiência na entrega de energia conectando diversos sistemas produtores a diversos sistemas transmissores, com total integração e interoperabilidade de ponta a ponta.

Solução zenon Energy Edition para Smart Grids

Um dos atributos que orientam o conceito de Smart Grid é a capacidade de cogeração de energia e a sua integração com o sistema de distribuição e/ou transmissão. Independentemente da fonte, esta capacidade de distribuir sistemas geradores de diversas potências, e conectá-los, exige que o controle e monitoramento seja eficiente o suficiente para evitar faltas e desperdícios, gerindo não somente a demanda das redes bem como o sequenciamento de comandos, interligações e proteções, garantindo a segurança na operação e manutenção de possíveis situações de falha. Em estruturas de geração distribuídas com malhas complexas o sistema de controle e monitoramento cresce, de forma significativa, em complexidade.

A integração de diversos tipos de equipamentos, cada qual com seu protocolo de comunicação, de diversos fabricantes também é um cenário comum em sistemas distribuídos onde diversas empresas e indivíduos provém e consomem a energia da malha. Outra questão que se levanta na utilização do conceito de Smart Grid é a segurança, uma vez que sistemas distribuídos sugerem sistemas interligados e comunicantes entre si, ou em última análise, a maioria dos seus componentes (estes também crescem com a complexidade da malha). Isso pode representar um aumento da fragilidade da segurança, uma vez que um maior número de dispositivos de comunicação representam um maior número de pontos de acesso.

Para tratar estas questões é natural que sejam utilizados sistemas que auxiliem no gerenciamento de todos esses fatores apresentados: diminuição ou administração da complexidade de desenvolvimento e operação dos sistemas de controle, interoperabilidade e conectividade entre equipamentos, controladores e sistemas, recuperação e armazenamento de dados históricos e geográficos e, por fim,  segurança de operação e transmissão de dados e comandos.

Sistemas com inteligência embarcada e de fácil configuração são essenciais para evitar erros de parametrização e facilitar o desenvolvimento. A combinação das funcionalidades Command processing, Sequencer e ALC (definição automática de fluxo) do zenon Energy Edition apresenta soluções para as necessidades de um sistema complexo de energia, tanto no seu desenvolvimento e testes, quanto na sua operação, segurança e manutenção.

O zenon Energy Edition garante conectividade em múltiplos protocolos simultaneamente utilizando o zenon Process Gateway, além dos mais de 300 drivers de comunicação para todos os protocolos elétricos, protocolos industriais, CLPs, dispositivos etc. Esta disponibilidade de drivers e gateways de comunicação possibilita, ainda, que um sistema baseado no software SCADA zenon Energy Edition seja integrável a qualquer plataforma pré-existente, inclusive com sistemas reguladores (ONS, por exemplo) de forma simples e eficiente. O georeferenciamento de dados por meio do sistema GIS integrado, a segurança e confiabilidade na transmissão de dados e comandos com o controle de usuários com assinatura digital, mais de 256 níveis de permissões na administração de usuários, armazenamento de dados com zenon Historian, além das características ergonômicas de visualização, tais como, WordView e Multitouch, completam o leque de funcionalidades que fazem do zenon Energy Edition a melhor solução para Smart Grids de qualquer porte.

Compartilhe:

Av. Professor Mário Werneck, 26 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG - 30.455-610

(31) 3335-5169

comercial@solutionsistemasbr.com