Soluções de rede simplificadas e confiáveis – SNMP com zenon

SNMP
Felipe Fonseca Rocha

Por:Felipe Fonseca Rocha
Blog | Página inicial

22

nov 2016

Gestão de dados que trafegam na rede é, em muitos casos, essencial para garantir a confiabilidade destes e assegurar que suas rotas tenham sido cumpridas, chegando a todos os destinatários com integridade. A gestão de redes complexas nem sempre é uma tarefa simples. O SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo padrão de gerenciamento de dispositivos de rede IP, como por exemplo roteadores, switches, servidores, impressoras e racks, entre outros. Foi definido pela instituição IETF (Internet Engineering Task Force) como um dos protocolos da Internet Protocol Suite e se baseia no conjunto de padrões de gerenciamento de rede que incluem um protocolo da camada de aplicações, banco de dados e um conjunto de objeto de dados.

A gestão de ativos na rede é realizada pelo network manager station (NMS) ou estação de gerenciamento e os dispositivos de rede gerenciados executam um componente de software chamado agent. A comunicação é estabelecida  entre os componentes por meio de variáveis organizadas em hierarquias contendo informações de gerenciamento de rede do nó específico. Estas variáveis são enviadas pelos agents ou coletadas/escritas pelos managers, podendo a comunicação ser unidirecional ou bidirecional. A hierarquia das variáveis e outros tipos de metadados são descritas no MIB (Management Information Bases) que contém OIDs (object identifiers) para cada variável.

O protocolo SNMP está em sua terceira versão mas somente na última foram adicionados padrões de criptografia e melhorias na segurança de envio de dados. Este protocolo possui características que ajudam a diagnosticar a rede e seu estado de funcionamento informando-os a uma central de controle, agilizando reparos que possam ser necessários antes que se tornem um problema que afete significativamente a “saúde” da rede. O SNMP foi desenvolvido para causar o mínimo impacto possível no tráfego da rede. O protocolo possui três possibilidades primárias: monitoramento de dispositivos de rede; controle e configuração remota de rede e seus dispositivos e reconhecimento de falhas/eventos  e suas respectivas notificações.

snmp

Figura 1 – Estrutura do protocolo SNMP

Em redes que necessitam de alta confiabilidade e disponibilidade o SNMP exerce um papel importante para a previsibilidade e agilidade na manutenção. Sistemas Elétricos de Potência que utilizam esse protocolo usualmente precisam disponibilizar informações de eventos, alarmes e estados da rede e estados dos dispositivos para o sistema de controle nos centros de operação dos sistemas. O zenon Energy Edition possui driver SNMP que pode executar ambas as funções de rede deste protocolo (manager ou agent).

O software zenon atuando como SNMP manager pode monitorar e configurar qualquer dispositivo agent, sendo possível a visualização e manipulação de variáveis como uma variável qualquer, integrando as informações da infraestrutura da rede no ambiente zenon SCADA. Neste contexto, podem ser utilizadas em gráficos, objetos animados, relatórios dinâmicos, ou ainda armazenadas em arquivos históricos para compilações futuras. Além disto, com o módulo zenon Command Sequencer, eventos podem ser disparados em função dos estados da infraestrutura de rede criando rotas alternativas, por exemplo, contribuindo para o aumento da confiabilidade do sistema.

Por outro lado, atuando como SNMP agent, por meio de zenon Process Gateway, SCADAs zenon locais podem ser monitorados por managers hierarquicamente superiores na rede.

Figura 2 – Tela de status SNMP

Em aplicações do segmento de energia, o driver SNMP do zenon garante que informações relativas à disponibilidade, modo de operação, estados de portas de comunicação, ocorrência de cabos rompidos ou desconectados, arquivamento de dados de comunicação etc, estejam sempre atualizadas e disponíveis para o centro de controle, contribuindo para a diminuição dos riscos nas tomadas de decisão por operadores e gestores dos sistemas.

As funcionalidades do driver SNMP apresentadas, somadas às funções, tais como, comandos seguros, reconhecimento de comutação e intertravamentos, aliadas  à combinação com sistemas GIS, soluções web e várias outras, fazem com que a plataforma independente zenon Energy Edition seja a solução mais ergonômica, robusta, confiável e integrável para automação de usinas hidroelétricas, eólicas, fotovoltaicas, térmicas, subestações, linhas de transmissão, smart grids e também para estações/subestações desassistidas, sendo confirmado por mais de 20.000 sistemas de energia instalados em todo mundo.

Compartilhe:

Av. Professor Mário Werneck, 26 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG - 30.455-610

(31) 3335-5169

comercial@solutionsistemasbr.com