Sistema de gerenciamento de dados de energia - ISO 50001

EDMS-Soluções-PT

Um Sistema de gerenciamento de dados energia (EdMS) eficiente tem que coletar dados de forma automática, armazená-los adequadamente e apresentá-los de forma clara e concisa. Um sistema com estas características é uma poderosa ferramenta para identificação de potenciais pontos de economia de energia (elétrica, vapor, água, gás) como forma de redução de custos e aumento da eficiência produtiva.

O software zenon HMI/Scada está em conformidade com a norma ISO 50001 que define as melhores práticas de gestão de energia e oferece uma estrutura flexível para implementação da gestão de energia sustentável.

Com mais de 300 drivers de comunicação, o zenon coleta dados de energia onde eles estiverem, processa, analisa e armazena localmente, na rede ou na nuvem, entrega para o sistema ERP e apresenta em forma de relatórios on-line. Vários indicadores de performance de energia (EnPI) estão disponíveis, bem como templates de relatórios e também a possibilidade de customização.

Utilizando a estrutura flexível da plataforma zenon o sistema de gestão de dados de energia (EdMS) pode ser implementado localmente, remotamente, de forma centralizada ou distribuída.

O ideal é que o software SCADA possa coletar dados, nativamente, utilizando protocolos normatizados, como por exemplo a IEC 60870 ou IEC61850, e possa se comunicar, também, utilizando protocolos proprietários.  

Além disto, o sucesso a longo prazo do sistema de gestão de energia depende diretamente da habilidade de integração com futuras expansões ou modernizações das instalações.

Para que um sistema de gestão de energia seja implementado com sucesso, de forma duradoura, os dados disponíveis devem ser confiáveis, não se tratando apenas dos dados atuais, mas, acima de tudo, de dados históricos.

Os dados históricos devem permanecer armazenados no sistema para validação e análise a partir de diversas perspectivas, de forma a possibilitar a comparação com dados atuais, a qualquer momento. Além disso, é necessário que o sistema tenha a habilidade de preparar informações para equipes de gestão de energia e tomadores de decisão. Isto significa produzir relatórios de maneira clara e consistente, além de enviá-los às pessoas e equipes interessadas.

Para garantir exterma confiabilidade na aquisição e armazenamento de dados, com consequente garantia na tomada de decisão e ações automáticas rápidas e proativas, o ideal é que este sistema seja completamente integrado ao SCADA com mínímas ou nenhuma interface com equipamentos ou sistemas externos.

O zenon EdMS, em conjunto com o módulo zenon EMS, integrados ao sistema de supervisão zenon, integrados ao sistema de supervisão de terceiros ou ainda operando stand-alone, coleta dados onde eles estiverem, armazena-os, prepara relatórios com análises e indicadores de energia (EnPI) e recomenda ações corretivas, ou ainda, executa tais ações de forma automática, sem instalação, programação ou configuração de nenhum hardware de controle.

EDMS-clique e veja mais -soluções

 

      

 

EDMS-clique e veja onde aplicar-soluções

 

Smart Factory

Smart Factory-Soluções-PT

 

 

A indústria está batendo às portas de uma nova revolução que vislumbra novos patamares de produtividade, qualidade e individualização de produtos que promete consolidar a competitividade e rentabilidade daqueles que souberem fazer uso dela. Os conceitos de sistemas ciber-físicos e a Internet das coisas (IoT) são base para a estratégia da manufatura avançada (smart factory) cada vez mais presente na indústria global.

A plataforma de software de automação zenon é a solução sob medida para a implementação de estratégias de smart factory pois possibilita integração total entre dispositivos e sensores, independentemente de fabricante, em qualquer direção. Com o zenon, tanto dados, quanto mensagens de estados ou comandos, podem caminhar verticalmente, desde o sensor até o ERP, em sentido bidirecional com extrema segurança. A integração horizontal máquina-máquina é garantida por mais de 300 drivers de comunicação nativos com CLPs, protocolos de rede e protocolos elétricos.

A eficiência energética desempenha papel de destaque no conceito de manufatura avançada, não só pelo fato de estar intimamente ligada aos aspectos de produtividade, como também aos aspectos de meio ambiente. O sistema zenon EdMS coleta, processa, analisa, armazena, apresenta e distribui dados de energia do processo produtivo.

Smart Factory-clique e veja mais-soluções

 

Em conjunto com o zenon EMS (gerenciamento de cargas) que utiliza de algoritmos avançados de tendência de consumo, seja energia elétrica, gás, vapor ou água, para que ações sejam tomada a tempo, forma um poderoso sistema de gestão de energia.

Para empresas cuja produção seja distribuída geograficamente, dados relevantes para a eficiência da planta são considerados localmente e, utilizando os conceitos de cloud computing do zenon, podem estar disponíveis em nível global.

Smart City

Smart Cities-Soluções-PT

 

 

Smart city-clique e veja mais-soluçõesAcomodar uma população cada vez mais crescente de forma sustentável, com qualidade de vida e de forma         competitiva economicamente é o principal tema que desafia os atuais e desafiarão os futuros gestores de cidades em todo o mundo.

Os resultados esperados para qualquer estratégia sustentável adotada neste sentido é o aumento da eficiência na utilização de recursos não-renováveis, aumento da utilização dos recursos renováveis, diminuição dos custos, atividades simples e intuitivas e sistemas escaláveis.

As soluções Smart City zenon desempenham papel preponderante na infraestrutura crítica das cidades nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, água e aquecimento, transporte coletivo e na automação de prédios, edifícios, túneis etc.

Com uma arquitetura distribuída, escalável e mais de 300 drivers de comunicação o zenon coleta e entrega a informação horizontalmente para qualquer dispositivo e verticalmente, do sensor até à nuvem. Sua interface de operação proporciona operação fácil e ergonômica de qualquer sistema e os relatórios on-line dinâmicos oferecem uma poderosa ferramenta de análise e tomada de decisão.

Educacional

Science Package-Soluções-PT

 

Com o zenon Science Package você encontra tanto diversão quanto conhecimento em um mesmo produto. O zenon Logic que junto com o zenon Supervisor completam o ambiente de programação, visualização e operação das criações no LEGO Mindstorm EV3. É um conjunto completo com o qual você se diverte e testa seus conhecimentos, uma vez que o pacote oferece todas as características de um sistema automatizado.

Ideal para o ambiente escolar, seja para universidades ou cursos técnicos o zenon Logic pode ser programado em todas as linguagens padronizadas na norma IEC-61131-3, com a possibilidade de conversão entre elas. O zenon Supervisor proporciona a construção de aplicações para visualização com todas as características de um sistema Scada industrial, inclusive com a configuração de alarmes, lista de cronológica de eventos, visualização em WorldView etc.

Além do zenon Science Package, com o objetivo de incentivar e dar suporte ao ensino da tecnologia, especialmente em automação, oferecemos pacotes de licenças de zenon SUPERVISOR e zenon LOGIC exclusivamente para universidades e cursos técnicos, a um custo simbólico. Estas licenças são completas com todas as funcionalidades do software zenon e possuem quantidade limitada de tags e tempo de execução adequados a uma sala de aula. Para maiores informações, entrem em contato.

 

Av. Professor Mário Werneck, 26 - Bairro Estoril - Belo Horizonte - MG - 30.455-610

(31) 3335-5169

comercial@solutionsistemasbr.com