MODULAR TYPE PRODUCTION

Produção Modular com zenon: explore todo o potencial

Deixe seus dados que entraremos em contato

Diversificação da produção com poucos dispositivos – o grande potencial da produção modular

A crescente demanda por soluções individuais e de pequenos lotes está levando a ciclos de produtos e inovações cada vez mais curtos. Este é um desafio que se coloca à indústria farmacêutica e à indústria de processos em particular. Plantas produtivas, nas áreas de química, de alimentos, cosméticos e farmacêutica, convencionalmente estruturadas, geralmente não são flexíveis e ágeis o suficiente. Não conseguem gerir eficazmente a introdução de novos produtos ou alterações em suas variantes de produção. A digitalização e a modularização oferecem soluções para esses desafios, pois simplificam o processo. A produção modular permite que a tarefa geral seja subdividida em pequenas partes. Em contraste com as abordagens monolíticas anteriores, o processo de produção é dividido em serviços individuais e padronizados. A interconexão lógica permite que os módulos individuais sejam conectados de várias maneiras diferentes, também conhecidas como plug&produce. O resultado é uma solução de alto desempenho para produção ágil que não só oferece vantagens para a indústria farmacêutica e fabricação de processos, mas também para vários outros segmentos.

Vantagens intersetoriais da produção modular

Alta capacidade inovadora

A modularização reduz o risco do investimento associado à entrada de novos produtos, uma vez que a capacidade de produção pode ser adaptada ao mercado, garantindo assim uma maior competitividade.

Redução dos custos de produção em 40%*

A configuração eficiente de plantas modulares reduz os custos de conversão/inicialização de uma planta de produção. Os custos de produção reduzidos são especialmente verificados quando se produzem pequenos lotes.

Tempo de lançamento no mercado 50%* mais rápido

O tempo de lançamento no mercado é significativamente menor na produção modular, pois a maior parte da engenharia ocorre usando módulos pré-fabricados. Estes podem ser integrados no sistema de controle de processo com o mínimo de custo. O dimensionamento do laboratório para a fase de produção também é muito mais fácil, reduzindo assim o tempo geral de desenvolvimento do produto.

Máxima flexibilidade

A flexibilidade do uso da planta aumenta consideravelmente graças à modularização, pois as unidades modulares podem ser reutilizadas ou facilmente substituídas sem qualquer gasto adicional de engenharia. A liberdade que o zenon oferece de não estar preso a máquinas de fabricantes específicos aumenta ainda mais a flexibilidade.

Module Type Package – uma mudança de paradigma na produção

O requisito básico para uma modularização consistente na produção é uma descrição uniforme das informações sobre os módulos individuais. Quais objetos de dados são registrados? Quais serviços devem ser executados? A descrição é completada de forma uniforme através da norma independente  “MTP” (Module Type Package) entre indústrias e fabricantes. Todas as informações são fornecidas em um formato padronizado, facilitando a integração em uma camada superior de orquestração de processos (zenon POL). zenon POL e o zenon Engineering Studio intertravam de forma totalmente automatizada. Todas as etapas de trabalho são, portanto, automatizadas e transferidas para o Service Engine (runtime) através do POL, resultando em um sistema de controle de processo (SDCD) totalmente gerado automaticamente em apenas algumas etapas.

A maior parte da engenharia já incorpora a engenharia modular. Posteriormente, a integração de módulos totalmente automatizados no sistema de controle de processo envolve muito menos custos para a engenharia. As plantas existentes mais antigas podem ser compatíveis com MTP e integradas ao POL sem custos excessivos de programação usando o zenon SoftLogic integrado.

Como uma ideia, MTP pode ser comparado com um driver de impressora. A impressora (um subsistema) está conectada a um computador central independente do fabricante. O objetivo é tornar a conexão do dispositivo o mais simples possível para permitir que ele seja usado quando demandado. O computador pode acessar facilmente os serviços “imprimir” ou “digitalizar”. Da mesma forma, o POL detecta os serviços disponíveis dos módulos individuais via MTPS e pode acessá-los diretamente. “Plug and print” se torna “plug and produce” na automação de fábrica e engenharia de processos – afinal, a digitalização pode ser fácil, mesmo em uma escala maior!

O zenon MTP Suite da COPA-DATA fornece todos os serviços que você precisa para implementar a produção modular de ponta a ponta. Otimize os processos de produção existentes em sua empresa e beneficie-se da fabricação ágil que atende a todos os padrões relevantes.

  • O Editor MTP facilita a criação e edição de arquivos MTP para sistemas novos e legados. Cada etapa é verificada em tempo real para garantir que o processo esteja em conformidade com a norma VDI/VDE/NAMUR 2658.
  • O Serviço de Validação COPA-DATA para arquivos MTP verifica se novos arquivos MTP são compatíveis – mesmo durante a configuração. Uma vez importados para o zenon MTP Suite, todos os arquivos são gerenciados em um banco de dados central. Isso fornece aos operadores uma visão geral a qualquer momento de todos os arquivos MTP em uso.
  • Cada arquivo MTP é um modelo para um equipamento específico. Se você tiver vários equipamentos do mesmo tipo, várias instâncias poderão ser criadas a partir do modelo usando o serviço para gerenciar instâncias de PEA (Process Equipment Assembly).
  • Na etapa Process Orchestration (POL), os usuários vinculam as instâncias PEA recém-geradas e conectam logicamente o equipamento por meio de arrastar e soltar em um editor gráfico. Todas as imagens de processo, variáveis, funções básicas para controle de lote ISA 88, a configuração OPC UA, relatórios, alarmes e trilhas de auditoria são gerados automaticamente com o apertar de um botão.
  • Com o PEA Software Suite, a COPA-DATA fornece aos operadores um sistema de controle local diretamente na máquina. Uma IHM de última geração e fácil de usar – incluindo recursos como controle de lote ISA-88, gerenciamento de usuários e trilhas de auditoria – permite que os operadores gerenciem processos de forma segura e ergonômica. O aplicativo também garante a integridade dos dados de acordo com o FDA 21 CFR Parte 11 e o Anexo 11 das diretrizes de BPF da UE.
  • Se o equipamento legado precisar ser compatível com MTP ao configurar a produção modular, o MTP Gateway pode ajudar. Ele conecta os sistemas legados e envia as informações relevantes para orquestração via OPC UA e de acordo com os padrões MTP. Isso garante que os usuários permaneçam independentes do fabricante e possam escolher as máquinas e soluções de software que melhor atendam às suas necessidades.

Modularização – Orientada ao serviços e independente do fabricante do equipamento

MTP – produção modular com zenon by COPA-DATA

A COPA-DATA está comprometida em simplificar processos com soluções digitais e de automação a mais de 30 anos. Hoje, a tecnologia por trás disso tem nome: MTP. Apoiamo-nos na nossa vasta experiência para avançar continuamente a plataforma de software zenon.

Você pode confiar em nós para atender aos seus requisitos de produção modular, agora e no futuro. Quando bem pensada, a modularização via MTP pode revolucionar o setor de manufatura de processo e torná-lo competitivo para o futuro.